Softwares e a Arquitetura

A ilustração sempre estará ligada com a arquitetura, desde os primórdios da profissão quando todo projeto era feito com lápis e papel até hoje, e os métodos para se produzir belas imagens e projetos tem evoluído cada vez mais ao longo dos anos.

Trabalhar com arquitetura, seja como um projetista, arquiteto ou ilustrador requer que diariamente nos dediquemos a ficar atento a novas tecnologias e softwares no mercado. Hoje, felizmente novas tecnologias de hardware tem possibilitado cada vez mais softwares poderosos, com novos recursos gráficos, proporcionando realismo, seja em imagens únicas, animações ou até simulações em tempo real.

Unreal Engine

A Unreal Engine ainda é relativamente pouco usada no mercado de arquitetura, especialmente o Brasileiro, mas aos poucos tem tomado espaço em alguns escritórios de arquitetura.

Caso você não saiba, uma “engine” é um motor de renderização, neste de caso de jogos, é ela que é responsável pela renderização da luz, materiais, texturas e simulações físicas que acontecem durante um jogo eletrônico. O realismo que os games atuais proporcionam também podem ser usados para a criação de ambientes 3D para a arquitetura, especialmente para a área de interiores.

Dê uma olhada nesta apresentação de realidade virtual e veja do que a Unreal Engine é capaz!

Revit

O Revit é um software BIM atualmente desenvolvido pela AutoDesk para elaborar projetos de arquitetura e engenharia, além de gerenciar obras completas. Os projetos elaborados em Revit tem uma margem de erros e falhas muito menores que que os elaborados em 2D, justamente porque sua compatibilização e leitura são em 3D, possibilitando um compreendimento muito mais amplo de todos os componentes da edificação.

Vale a pena estudar esse software, porque sem dúvida daqui a alguns anos será padrão de projeto na área de construção civil.

V-Ray

O V-ray é um motor de renderização bastante conhecido no mercado de maquete eletrônica, dominando entre os ilustradores profissionais. Quando se fala de renderização e realismo, a Chaos Group é referência mundial.
Suas combinações de tipos de motores como o Light Cache, Brute Force, Iradiance Map, resultam em ilustrações bastante realistas. Devido aos diferentes tipos de parâmetros e opções, suas configurações são bastante técnicas e algumas se levam anos para serem dominadas por completo.

Créditos: Bertrand Benoit

Além de ser massivamente usado em arquitetura, o V-ray não fica por fora de outras áreas da computação gráfica, o próprio filme Iron Man 3, do nosso querido Tony Stark possui algumas cenas renderizadas com ele.


Devido ao grande suporte de seus softwares no mercado, é facilmente encontrado para a maioria dos softwares 3D por aí, como o Sketchup, Blender, 3DsMax, Maya entre outros.

Blender

O Blender é meu xodó, já trabalho com o software a mais de 8 anos. É uma suíte completa 3D, faz modelagens, texturização, mapeamento UV, simulação e renderização. Além de tudo é gratuito, mas não se deixe enganar, ao meu ver o Blender atualmente é um dos softwares mais poderosos no mercado 3D, suas ferramentas de renderização permitem criar animações e imagens de alto nível, competindo diretamente com renderizadores mais conhecidos no mercado como o próprio Vray do 3DsMax ou do Sketchup, por ser um motor do tipo “unbiased” possibilita um fluxo de trabalho mais dinâmico, com menos botões e ferramentas espalhados pela tela e mais qualidade de trabalho e realismo.

Fora a isso, a Blender Foundation, sua desenvolvedora, tem atualizado constantemente o Blender, logo estará lançando um novo motor de renderização em tempo real, a EEVEE, que certamente competirá com a Unreal Engine no mercado de arquitetura.

O Blender também conta com uma rica comunidade de desenvolvedores voluntários, criando mais ferramentas e plugins para o software. Já que o programa é gratuito, caso você tenha uma boa ideia para ele pode desenvolver e disponibilizar para os outros usuários, eu mesmo tenho uma lista de addons que eu uso atualmente, confira aqui.

Ao meu ver, o Blender é sem a menor dúvida, uma grande promessa para os próximos anos.

Lumion

O Lumion tem conquistado um espaço considerável no mercado ao longo dos anos, o Software é absurdamente fácil de ser configurado, em poucos minutos é possível obter imagens e até animações bastante realistas. Ainda assim, o software é bastante limitado aos recursos que ele mesmo te dá, não permitindo fugir muito de suas configurações padrão. O Lumion Pro possui um precinho um tanto salgado, saindo no câmbio atual por mais de 14.000 mil reais. Isso mesmo.

Sketchup

Não podemos esquecer do famoso Sketch, ao meu ver mudou boa parte dos métodos de modelagem arquitetônica no mundo, sua simplicidade e facilidade conquistou boa parte dos estudantes e profissionais da área. O Sketchup permite desenhar pelo modelo 3D, contornando portas, janelas e paredes diretamente no modelo 3D, com o uso do push and Pull, permite extrudar pelos modelos, sem a necessidade de uma modelagem poligonal e complexa do 3DsMax ou do Blender, facilitando a vida de quem não quer se tornar um modelador 3D profissional, mas quer uma boa perspectiva de um edifício ou de um projeto arquitetônico. O programa ainda conta com o segmento de Layout, permitindo criar pranchas de projeto, com cotas, anotações e legendas completas.

O Sketchup fora desenvolvido pela At Last Software e comprado pela Google em 2006, inicialmente a ideia era usar o Sketch para o desenvolvimento de modelos 3D de prédios de cidades para serem incorporados ao Google Earth e Google Maps, mas a ferramenta precisava que os próprios usuários enviassem os modelos, causando inconsistência entre os métodos de trabalho de cada um.

A Google encontrou novas ferramentas para desenvolver esse modelos, com o uso de imagens de satélite e até mesmo aviões ela escaneia todos os prédios, terrenos e declives diretamente em 3D, igualzinho no streetview, esse processo se chama fotogrametria, tornando o Sketch obsoleto para esse propósito, sendo então vendido para a Trimble Navigation.

Enfim, arquitetura. Hoje o Sketch ainda é um brilhante software para modelagem 3D e desenvolvimento de projetos. Sem dúvida uma ferramenta essencial para profissionais da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *