Blender – Addons recomendados!

             O Blender é software extremamente poderoso, mas para absorver totalmente suas vantagens, deve-se também notar a sua comunidade. Sendo um software open source, qualquer um pode baixar e alterar o software ou adicionar novas ferramentas conforme desejar, em alguns casos essas ferramentas são tão boas que seus criadores as disponibilizam para que outros usuários baixarem e também utilizarem.

             É claro que existem plugins para Sketchup, 3DsMax entre outros softwares, mas a maioria dessas extensões são pagas, bem como os softwares em que são executadas e não são tão práticos de serem usados quanto no Blender.

             Aqui vão alguns dos addons que eu recomendo muito para todo usuário do Blender:

Amaranth

             O Amaranth é um addon desenvolvido pelo Pablo Vazquez que atualmente é membro da equipe do desenvolvido da nova versão 2.8 do Blender.  É uma coletânea de ferramentas e recursos que aperfeiçoa o fluxo de trabalho do usuário, ele não tem um propósito específico, é apenas uma série de itens que o Pablo adicionou ao software.

             Dentre as diversas vantagens que esse addon trás, cito:

             Demonstra a resolução final do seu render de acordo com a porcentagem usada.

             Adiciona a opção “Save & Reload” no menu File. Em alguns momentos é necessário salvar e recarregar o Blender para ver alterações em links e na biblioteca de modelos.

             Adiciona um painel para configurar o Wireframe dos objetos. Uma das coisa que sempre senti falta no Blender era uma opção para mostrar o wireframe dos objetos, para quem trabalha com Sketchup ou outra interface 3D, é comum usar o contorno do objetos para identificar sobreposições e destacar os objetos ajudando a compreender e trabalhar na sua cena. O Amaranth traz um painelzinho com opções para resolver esse problema.

Sempre que trabalho com arquitetura uso isso, é bastante útil para mim.

Tem muitas outras opções neste addon, não vou citar muito para não lotar esse post, confira mais no site do Pablo Vazquez e teste você mesmo! https://pablovazquez.art/amaranth/

Import Image as Planes

             Esse é bem simples e muita gente já conhece, é um addon nativo no Blender, basta abrir as preferências de usuário e ativa-lo. Ele adiciona uma opção no menu File>Import para adicionar imagens diretamente como objetos dentro da sua cena. Costumo usar esse addon para importar imagens de árvores ou prédios no fundo das minhas cenas, ele inclusive permite ativar a opção para leitura do valor de transparência das imagens, já importando de forma correta.

Photographer

             Quem trabalha com computação gráfica acaba aprendendo muito sobre teoria de cores e fotografia. Muitos softwares 3D atuais possuem câmeras que trabalham com valores reais usados por fotógrafos em seus equipamentos. O Blender atualmente não possui muitas dessas opções nativamente, fora uma opção de motion blur e exposição de luz, não há uma câmera física. Foi pensando nisso que o usuário Chafouin do Blender Artists resolveu desenvolver por conta própria um addon com diversas opções mais comuns no universo da fotografia, como por exemplo exposição de luz, balanço de cor, FStop, ISO, autofocus e resolução de imagem, tudo isso sendo definido por câmera. Para quem trabalha com fotorealismo e cenas complexas com múltiplas câmeras como eu se torna um addon nada menos que essencial.

Confira o post no BlenderArtists e teste você mesmo!
https://blenderartists.org/t/photographer-camera-exposure-white-balance-and-autofocus/1101721

Node Wrangler

O Node Wrangler é um addon nativo do Blender que traz consigo um enorme grupo de atalhos e opções para os nodes do Blender, é muita coisa incrível, como mesclar nodes em alguns cliques, adicionar coordenadas e mapeamento com atalhos, atalhos para criação de quadros e gruops, etc.

Se você trabalha com Blender, você tem que usar esse addon, pois vale muito a pena. Confira mais aqui: http://gregzaal.github.io/node-wrangler/

Quick Render Slot

Esse não faz nada incrível, mas é extremamente útil, ele adiciona um pequeno menuzinho com opções para os slots de imagens no Image Editor. Facilita bastante para comparar imagens e mudar o slot sem ter que mudar para o Image Editor.

o vejo sendo tão usado, mas é bastante prático. Para mim esse deveria ser nativo ao Blender.

https://blenderartists.org/t/addon-quick-render-slot-selection/686086

Archimesh/Archpack

Esses dois addons são excelentes para quem trabalha com arquitetura, trazem consigo uma série de modelos de janelas, balcões, portas, telhados em outros objetos prontos para serem adicionados na sua cena, possuem parâmetros básicos de altura, comprimento e tipo. Muito bom para preencher uma cena com modelos básicos.

https://blenderartists.org/t/archipack-1-3-8-18-04-2018/685807

https://blenderartists.org/t/v1-1-1-archimesh-architecture-elements-rooms-doors-columns-stairs-tile-roofs/591106/3

E você, quais addons usa, recomenda algum? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *