Blender é sem dúvida, o software de computação gráfica que mais me dou bem. Infelizmente a sua interface não é tão organizada e algumas boas ferramentas podem estar escondidas. Nesse post, vou listar 5 excelentes ferramentas para o Blender que você pode não conhecer.
1 – Align View to Selected.
Essa opção fica no menu View da aba de ferramentas da 3Dview, na aba Align View. O que ela faz é extremamente simples, mas igualmente útil. Ela alinha a câmera (de navegação, não a de render) aos normals de uma seleção. Existem varias opções de alinhamento: frente, lado, topo, entre outros. No exemplo abaixo a câmera é alinhada a uma face de um cubo girado 45 graus.
Pode não parecer nada, mas em uma modelagem com faces viradas para vários lados se torna difícil modelar corretamente, com essa opção, o problema é resolvido.
2 – Render, Zoom e Clipping Border
Render Border, Zoom Border e Clipping Border ficam no menu View na barra de ferramentas da 3Dview. Todas essas ferramentas funcionam como seleções, basta escolher a ferramenta, clicar e arrastar com o mouse para selecionar. A Render border é uma seleção de render, apenas o que estiver dentro dela será renderizado. Muito útil para render rápidos e testes, economizando tempo de render. A Zoom Border é uma seleção que específica uma área da tela para visualização. Por último, a Clipping Border é uma seleção que isola o que estiver dentro dela. Pode ser usado para melhorar o campo visual em cenas com muitos objetos ou para melhorar o desempenho de seu computador em cenas pesadas.
3 – Select Similar
Select similar, como o nome diz, é uma ferramenta de seleção de similares. Está situada no menu Select da barra de ferramentas da 3DView. No exemplo abaixo é selecionado um único triângulo de uma modelagem, usando a Select Similar do tipo Polygon Sides é selecionado todos os polígonos com a mesma quantidade lados. Ou seja, todos os triângulos da cena são selecionados.
Existem outras opções de seleção para essa ferramenta. Não citarei aqui, mas vale a pena conferir os outros também.
4 – Pin
Essa opção permite que você trave um vértice do mapa UV em um determinado local e fica no menu UVs da barra de ferramentas do UV/ImageEditor. No exemplo abaixo é selecionado alguns vértices e ao aplicar o Pin, eles mudam para um tom avermelhado, ao ser feito algumas alterações no modelo, se der Unwrap novamente, os vértices permanecerão no mesmo local.
5 – Maxium Draw Type.
Essa opção está presente na aba Display do menu Object. Essa opção transforma sua modelagem em um cubo. Pode parecer simples, mas é excelente em cenas complexas para economizar memória.