Olá pessoal, tudo certo?
Nesse tutorial vou demonstrar algumas técnicas de modelagem com o Blender. Será direcionado a iniciantes que ainda não estão familiarizados com o software. Vamos fazer uma caneca!
Vamos lá.
1 – Selecione o cubo inicial do Blender e pressione X para apaga-lo.
2 – Clique no menu Add para selecionar objetos para a cena ou use o atalho Shift+A. Escolha Mesh>Circle.
4 – Pressione Tab para entrar no Edit Mode. É nele que vamos começar a modelar.
5 – Selecione tudo com A e pressione F para criar uma face. (Ao selecionar, os vértices ficarão alaranjados)
6 – Pressione 1 no teclado numérico para acessar a visão frontal (Front View) e use 5 para a visão ortográfica.
7 – Use E para extrudar e Z para travar no eixo Z. Então mova o mouse para cima para definir a altura da sua caneca.
8 – Ainda na Front View, use Ctrl + R para adicionar cortes no cilindro. Para isso, use o atalho e aproxime o mouse de qualquer aresta vertical, então rode o a bolinha do mouse para frente para adicionar mais de um corte. Pegue 4 e dê um clique esquerdo.
9 – Clique na opção face selection na parte inferior da interface do Blender ou use o atalho Ctrl+Tab depois tecle 3.
10 – Vá para visão lateral (right) com a tecla 3 e selecione as quatro faces como na imagem abaixo.
10 – Pressione E para extrudar e ainda com o comando habilitado X para travar no eixo X, então mova o mouse para definir o tamanho da alça da caneca. Mova a câmera clicando com a bolinha do mouse na interface caso esteja difícil de ver. Dê um clique esquerdo para confirmar.
11 – Com as faces selecionadas, pressione X para abrir o comando delete, então selecione a opção faces.
12 – Volte para a seleção de vértices com o comando Ctrl+Tab e 1 e mova os vértices como na figura usando o comando G (grab) e trave no eixo X.
14 – Selecione quatro vértices de cada vez e então pressione F para fechar a alça. Continue esse procedimento até fechar completamente.
Muito Bem. Agora você deve ter algo semelhante a isso:
Você também pode usar o Ctrl+R para adicionar loops na alça da caneca, depois mover eles com G para dar um formato diferente. Tente brincar um pouco.
Agora só falta fazer a boca da caneca.
16 – Volte para a seleção de faces (Ctrl+Tab e 3). Selecione a face da boca e pressione E para extrudar, mas dessa vez não mova o mouse nem trave em nenhum eixo, apenas pressione Esc. Depois use o comando S (Scale) e então mova um pouco o mouse. Verá que uma nova face foi criada dentro da anterior.
Atenção: Nesse caso, Esc não cancela o comando, apenas o movimento.
17 – Pressione E, depois Z e extrude para baixo.
Muito bem. Mas isso ainda não está parecendo uma caneca. Precisamos “arredondar” a malha.
18 – Vá para a aba Modifiers e no menu Add Modifier escolha o modificador Subdivision Surface. Aumente o valor View e Render para 2.
Dica: Caso ainda não encontre a opção, use o comando Ctrl+2.
19 – Para aperfeiçoar o modelo selecione a face de baixo da caneca e extrude com E, então pressione Esc e use o comando S para escalonar a face para dentro. (semelhante a etapa 16) Isso evitará deformações. Repita esse procedimento para o fundo da caneca. É necessário dominar bem o uso da câmera clicando com a bolinha do mouse, exercite isso.
20 – Selecione tudo com A. Então use W para abrir o menu Specials, escolha a opção Shade Smooth para suavizar ainda mais o modelo.
A modelagem da caneca está pronta. Parabéns!
Olá!
Quais configurações de computador você usa para rodar o blender?
Oi Talita, as versões antigas do Blender, anteriores a 2.79 são relativamente leves, qualquer computador roda razoavelmente bem. O problema maior é renderização. O Blender Cycles, por ser um renderizador realista e do tipo “unbiased” leva bastante tempo para renderizar e, nesse caso, é necessário um bom poder de processamento. No caso do Blender Render, não há tanta necessidade e é mais recomendado o seu uso nos computadores mais fracos, de qualquer forma tenha em mente que o seu uso foi descontinuado e não está mais disponível nas versões mais recentes do Blender.
O meu computador não é tão poderoso, mas tenho uma boa placa de vídeo, para mim tem sido suficiente.