AutoCAD – Como atualizar XRef e referências?

Quem trabalha diariamente com Xreferences (xref) no AutoCAD pode enfrentar um problema bastante irritante: a necessidade de mover arquivos referenciados ou renomear as suas pastas.
Já aconteceu comigo uma situação em que precisei mover e renomear uma pasta e ao abrir meus projetos me deparei com todos os meus Xrefs desaparecendo. Muitos podem se desanimar quando pensam na necessidade de adicionar todas as referências de novo, uma a uma, no entanto isso não é necessário.

A AutoDesk fornece um software que é instalado junto do AutoCAD para administrar suas referências chamado Autodesk Reference Manager. O aplicativo é instalado automaticamente junto do AutoCAD.

Vamos ver como funciona?
Pesquise no campo de busca do seu computador pelo aplicativo “Reference Manager”, você também pode encontra-lo na pasta onde seu AutoCAD foi instalado através do executável “AdRefMan.exe”.

1 – Ao executar o aplicativo clique em Add Drawing e procure pelo DWG a ser alterado (recomendo salvar uma cópia do projeto por precaução). Na caixa que se abrirá, escolha a opção: “Add all Xrefs Automatically regardless of nesting level”, caso tenha Xrefs dentro de outras Xrefs para atualizá-las também ou “Add Only the First-Level Xrefs” para atualizar apenas as Xrefs que estão adicionadas no desenho atual, no geral eu escolho a primeira opção mesmo.


2 – Aqui surgirá uma lista com todas as imagens, pdfs, documentos, arquivos de plotagem, fontes, fotos e XRefs usados no seu DWG, note que poderá encontrar também um ícone amarelo de atenção nas referências não encontradas, assim saberá se está com alguma fonte ou outro arquivo faltando ou um símbolo verde de “certo” nos arquivos que estão “ok”.  Clique com o botão direito sobre alguns deles e escolha Edit Selected Paths, na caixa que abrirá escolha a nova pasta e clique em Apply Changes para salvar o DWG com a nova alteração.


Pronto, ao abrir o DWG, seus XRefs estarão ok!

Esse aplicativo é extremamente útil, não acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *