AutoCAD – WCS, UCS e Plan

Há algum tempo vejo usuários do AutoCAD tendo dificuldades em trabalhar com UCS, WCS e as ferramentas de alinhamento de plano. Para quem não conhece, essas ferramentas ajudam a alinhar o plano do AutoCAD com algum ponto de referência qualquer. Possibilitando que você trabalhe numa mesma implantação com diversas plantas sem a necessidade de ficar girando seus desenhos.

 

Pode ser um pouco complicado para quem ainda não pegou o jeito com esses recursos. Hoje, com o auxílio do AutoCAD 2018 quero tentar explanar um pouquinho como usar essas ferramentas. Para isso, estarei usando esta implantação de um colégio na cidade de Nashua no estado de Iowa nos EUA, presente nos arquivos de referência do AutoCAD 2018.

 

Note como as salas de aula estão espalhadas pelo terreno, é claro que este projeto é bastante complexo, mas mesmo em casos mais simples, trabalhar com diversos alinhamentos diferentes do padrão do AutoCAD pode causar muitos problemas.

Para entender como trabrabalhar com esses recursos recomendo usar o Viewcube do AutoCAD,aquele cubo semitransparente no canto da tela, mas você também pode trabalhar com os comandos mesmo.

Note na imagem ao lado que o WCS está marcado em azul, e o UCS em vermelho.

– WCS significa World Coordinate System ou Sistema de Coordenada do Universo, é o plano a qual o AutoCAD permite que você desenhe. Você não pode alterar sua posição. Por padrão o norte está direcionado para cima, no caso desta planta o desenho foi girado para garantir que o norte geográfico esteja alinhado com o do AutoCAD.

– UCS significa User Coordinate System ou Sistema de Coordenadas do Usuário. Esse sim você pode editar, girar, dar nomes e posicionar como quiser.

Para criar o seu UCS existem dois modos, ou você pode clicar no Ícone UCS que se encontra no canto inferior esquerdo da tela ou na setinha que está logo abaixo do Viewcube depois clicar em “New UCS”. Caso prefira fazer isso via comando, é só digitar UCS.

Se você clicar no centro do ícone UCS verá que você poderá move-lo para algum local, depois disso, poderá alinhar o eixo X ou Y da mesma forma. Veja no gif animado abaixo.

Agora que você tem o seu UCS posicionado da forma que deseja, use o comando UCSMAN para abrir a janela de configurações de UCS, verá que surgiu um novo UCS chamado Unmamed, dê um clique direito nele e escolha o nome como desejar.

Você pode repetir essa etapa em diversas posições diferentes, criando um UCS para cada edificação ou pontos de referência diferentes.

Note que apenas um poderá estar ativo de cada vez, para escolher entre o UCS ativo use o menu logo abaixo do Viewcube que está marcado pelo quadrado em vermelho.

Agora, note que a vista da tela contínua na posição original. Para alterar a vista use o comando PLAN, depois escolha entre “Current UCS” para alinhar a vista de acordo com o UCS selecionado no menu do viewcube, ou ainda com o comando ativado digite UCS e escolha pelo nome dado por você.

Nesse exemplo criei três UCS diferentes, um para cada edificação, de modo que seja possível trabalhar nelas sem a necessidade de girar nenhum desenho, lembre-se, para girar a vista é só usar o comando PLAN.

Dúvidas, sugestões ou críticas, comentários abaixo 🙂

Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *