Tutorial – Iniciante em Blender – Material de Concreto

Olá, dessa vez vamos aprender a fazer um material de concreto no Blender Render e configurar uma iluminação bem simples.

1 – Selecione o cubo inicial e delete com X. Clique no menu Add na parte inferior da interface do Blender e escolha Mesh>UVSphere (ou use o atalho Shift+A)

2 – Vá para a visão da câmera teclando 0 no teclado numérico. Com a esfera selecionada, aperte S e mova o mouse. Procure deixar o tamanho próximo  ao da borda da câmera. Selecione a câmera e aperte G para mover, procure mover a câmera para o centro do objeto.

Muito bem. A esta altura você já tem a cena configurada.

Camera_1

3 – Para melhorar a qualidade do modelo, com ele selecionado aperte Ctrl+2, isso vai fazer o modelo ficar mais “arredondado”. Para melhorar ainda mais, vá para o Edit Mode com Tab e com tudo selecionado aperte W para abrir o menu Specials, selecione Shade Smooth.

Agora vamos fazer os ajustes de material e luz.

4 – Selecione a esfera e vá para o menu de materiais. Clique em New para adicionar um novo material ao objeto.

1_material_new

5 – Na aba Specular, reduza Intensity para 0 e Hardness para 10.

3_material_config

Agora vamos configurar as texturas.

Para realizar os próximos passos, baixe essa textura do site CGTextures.com. É grátis, mas é necessário um registro bem rápido. É altamente recomendável se registrar. Vários artistas usam essas texturas.

*Nesse tutorial usei a primeira versão Small 700×700.  http://www.cgtextures.com/texview.php?id=35243&PHPSESSID=t5e40aaha0f5hqkq7v3qudgcv2

6 – Vá para o menu de texturas e clique em New.

7 – No tipo de textura em Type, de Clouds mude para Image or Movie.

Agora podemos carregar a textura do computador. Na aba Image, clique em Open e carregue a textura.

Na aba Mapping na opção Coordinates de Generated mude para Object.

Agora vamos dizer ao Blender o que esta textura irá fazer.

8 – Na aba influence, marque a opção Intensity para 0.100 para dar um pouco de brilho ao material e marque o normal com o valor 0.100 para dar um pouco de relevo.

Agora vamos configurar a iluminação da cena.

9 – No painel Outliner (a lista de objetos da cena no canto superior direito) selecione a Lamp e o menu de configuração da luz.

10 – No menu de configuração altere Soft Size para 3.000 e Samples para 5.

11 – No menu World, marque a opção Ambient Occlusion do tipo Add com valor 0.10.

Muito bem! O Material está concluído.

Render_Concrete

Uma dica: adicione um plano em baixo da esfera com um material preto ou escuro para dar mais contraste a cena.

Render_Concrete_black

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