5 Boas ferramentas para o Blender que você pode não conhecer

Blender é sem dúvida, o software de computação gráfica que mais me dou bem. Infelizmente a sua interface não é tão organizada e algumas boas ferramentas podem estar escondidas. Nesse post, vou listar 5 excelentes ferramentas para o Blender que você pode não conhecer.

1 – Align View to Selected.

Essa opção fica no menu View da aba de ferramentas da 3Dview, na aba Align View.  O que ela faz é extremamente simples, mas igualmente útil. Ela alinha a câmera (de navegação, não a de render) aos normals de uma seleção. Existem varias opções de alinhamento: frente, lado, topo, entre outros. No exemplo abaixo a câmera é alinhada a uma face de um cubo girado 45 graus.

AllignView

Pode não parecer nada, mas em uma modelagem com faces viradas para vários lados se torna difícil modelar corretamente, com essa opção, o problema é resolvido.

2 – Render, Zoom e Clipping Border

Render Border, Zoom Border e Clipping Border ficam no menu View na barra de ferramentas da 3Dview. Todas essas ferramentas funcionam como seleções, basta escolher a ferramenta, clicar e arrastar com o mouse para selecionar. A Render border é uma seleção de render, apenas o que estiver dentro dela será renderizado. Muito útil para render rápidos e testes, economizando tempo de render. A Zoom Border é uma seleção que específica uma área da tela para visualização. Por último, a Clipping Border é uma seleção que isola o que estiver dentro dela. Pode ser usado para melhorar o campo visual em cenas com muitos objetos ou para melhorar o desempenho de seu computador em cenas pesadas.

RenderClippingBorderMenu

 

 

 

 

 

 

3 – Select Similar

Select similar, como o nome diz, é uma ferramenta de seleção de similares. Está situada no menu Select da barra de ferramentas da 3DView. No exemplo abaixo é selecionado um único triângulo de uma modelagem, usando a Select Similar do tipo Polygon Sides é selecionado todos os polígonos com a mesma quantidade lados. Ou seja, todos os triângulos da cena são selecionados.

 

Existem outras opções de seleção para essa ferramenta. Não citarei aqui, mas vale a pena conferir os outros também.

4 – Pin

Essa opção permite que você trave um vértice do mapa UV em um determinado local e fica no menu UVs da barra de ferramentas do UV/ImageEditor. No exemplo abaixo é selecionado alguns vértices e ao aplicar o Pin, eles mudam para um tom avermelhado, ao ser feito algumas alterações no modelo, se der Unwrap novamente, os vértices permanecerão no mesmo local.

 

 

5 – Maxium Draw Type.

Essa opção está presente na aba Display do menu Object. Essa opção transforma sua modelagem em um cubo. Pode parecer simples, mas é excelente em cenas complexas para economizar memória.

Bounds

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *