Blender Cycles – Usar HDRI como Sol

Olá, nesse tutorial mostrarei como configurar uma HDRI para ser usada como sol em uma cena no Blender Cycles.

Esse método garante que sua cena não perca os valores de luz ambiente e ao mesmo tempo controle a intensidade do sol. Sua cena pode atingir um bom nível de realismo.

Vamos lá.

1 – Carregue sua HDRI para a cena.

2 – No Node editor. Adicione dois nodes do tipo Math. (Converter>Math). Adicione-os entre os nodes da imagem e do Background.

3 – No primeiro você deve configurar para Multiply e no segundo para Add. Conecte o valor Color da HDRI no Color do Background e os valores do Math no Strength do Background. Mude os valores de cada node Math para 10.000. Use a figura abaixo como exemplo.

Desse modo você manteve as cores da imagem (no Color do background), mas separou a intensidade do sol da iluminação ambiente.

O primeiro node, o Multiply, representa a intensidade do sol de sua cena e o node Add representa a intensidade da sua iluminação ambiente.

Brinque com os dois nodes para garantir o melhor resultado.

Outra dica. Caso precise rotacionar a HDRI, adicione um node do tipo Input>Texture Coordenate e um Vector>Mapping e conecte o Generated do Texture Coordinate no Vector do Mapping e então no Vector da HDRI.

Use o valor Z para rodar a textura.

Aqui está uma imagem que renderizei para teste usando essa técnica. A única fonte de iluminação é a HDR.

render.01

O ruído pode ser resolvido adicionando mais samples.

Gostou? Conhece algum esquema mais eficiente?

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2 comentários em “Blender Cycles – Usar HDRI como Sol

  • 16 de junho de 2014 em 22:53
    Permalink

    excelente, continue assim e sempre que possivel poste mais sobre iluminação, pois esta entre as maiores duvidas dos usuarios.

    Resposta

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