Tutorial – Iniciante em Blender – Material de Ferro Bruto

Oi de novo, dessa vez vamos aprender a fazer um material de metal bruto no Blender. Também vamos aprender como fazer uma configuração de iluminação bem básica.

Vamos lá

1 – Pressione 0 no teclado numérico para ir para a visão de câmera.

2 – Selecione o cubo inicial do Blender e delete-o teclando X. Use o atalho shift+A e escolha Mesh>Plane para adicionar um plano. Tecle S para escalonar e mova o mouse para aumentar o tamanho. Aumente o suficiente para que cubra toda a área da câmera. Use o atalho shift+A e escolha Mesh>Monkey para adicionar a macaquinha Suzanne.

Agora precisamos posiciona-la corretamente em nossa cena.

3 – Selecione a Monkey e pressione S para escalonar, então tecle 2 para dobrar o tamanho. Agora use o comando R depois Z para girar o objeto nesse eixo, gire 90 graus.

4 – Pressione 1 e 5 no teclado numérico para entrar na tela frontal ortográfica. Nela, use G para mover para cima do plano. Agora gire ela com R para deixar em pé. Volte para a câmera teclando 0. Mova o objeto com G no eixo Y e  X de modo que fique como na figura abaixo. Em cima do plano e de frente para câmera.

Monkeymetal_1

5 – Para aumentar a qualidade do objeto, selecione-o e pressione ctrl+2, então vá para o edit mode com Tab, pressione W e escolha Shade Smooth. Volte para o Object mode com Tab.

Agora vamos configurar os materiais.

6 – Selecione o objeto Monkey, vá para o menu de materiais e clique em New para adicionar um material para o objeto. Use uma cor cinza na aba Diffuse e na aba Mirror, ative a opção e coloque 0.400 no valor Reflectivety.

 

Monkeymetal_3

7 – Muito bem. Só falta a textura. No menu de texturas  (é ao lado do menu de materiais), clique em new para adicionar uma textura do tipo Clouds (já é a usada por padrão). Na aba Clouds, mude a opção Noise para Hard e coloque o valor 0.05 em Size. Na aba Influence, ative a opção Normal e use o valor 0.150. Essa última etapa dará relevo ao metal. Ainda nessa aba coloque um cinza bem escuro na opção retangular que estará destacada em rosa.

Monkeymetal_4

 

Agora vamos configurar a luz.

8 – Selecione a luz inicial (Caso não encontre, use a bolinha do mouse para afastar um pouco a visão e tente encontrar a lâmpada) e vá para as configurações de luz. Use o valor 2.000 em energy, 6 em Samples e 2.000 em Soft Size.

9 – No menu Wolrd ative a opção Ambient Occlusion e use o valor 0.50.

Monkeymetal_6

DICA: Também adicione um material para o plano com uma cor escura. Isso dará mais contraste com o objeto monkey.

Aperte F12 para renderizar e pronto. Temos um material de metal!

Monkeymetal_7

 

Gostou? não entendeu alguma parte? Deixe um comentário 😉

Um comentário em “Tutorial – Iniciante em Blender – Material de Ferro Bruto

  • 17 de setembro de 2014 em 15:19
    Permalink

    Muito instrutivo o tutorial… Muitíssimo bem explicado, não há como ter dúvidas!!!! parabéns pelo ótimo trabalho!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *