Tutorial – Iniciante em Blender – Como modelar uma Taça

 

Olá Pessoal!

 

Neste tutorial faremos uma taça de cristal. É destinado a iniciantes que ainda estão no nível básico. Para isso, usaremos a ferramenta Curve para dar forma e a Spin para solidificar. Essa técnica é muito boa para modelagens.

 

Vamos lá.

 

1 – Delete o cubo inicial teclando X.

 

2 – Use o menu Add na parte superior da interface para adicionar uma curva na cena . Escolha Curve>Bezier. (você também pode usar o atalho Shift+A)

 

3 – Selecione o objeto e vá para o Edit Mode teclando Tab, então pressione R (rotate) e Y para travar nesse eixo e digite 90, para girar 90 graus.

 

Taca_curve_1

 

Adicionamos uma curva. É bem simples. Se você já usou algum software 2D já está familiarizado com a Bezier. Você vai ver conjuntos de três pontos em cada sessão da curva, cada um deles pode ser movido usando G (grab) alterando a curva.

 

Agora daremos o formato a nossa taça.

 

4 – Tecle 3 depois 5 no teclado numérico para acessar a right view ortográfica.

 

5 – Selecione um dos pontos do meio e pressione E para extrudar, então mova o mouse. Agora criamos mais um ponto. Selecione o outro ponto e pressione G, e então mova. Continue fazendo isso para dar forma a taça. É importante que você faça apenas a metade e não ultrapasse o limite do meio da tela.

 

Taca_curve_2

 

6 – Continue usando E para criar novos pontos e G para movê-los dando forma a taça.

 

Taca_curve_3

 

7 – Vá para o menu Object Data na parte lateral da Interface do Blender e Diminua a resolução Preview U para 8.

 

Taca_curve_4

 

Agora precisamos transformar nossa curva em uma malha (mesh). Para isso…

 

8 – Volte para o Object Mode teclando Tab. Use o comando Alt+C para abrir o menu Convert To, escolha Mesh from Curve.

 

Taca_curve_5

 

Agora que temos o formato 2D da nossa taça, precisamos solidifica-la. Passar para 3D.

 

9 – Acesse a Top View pressionando 7 no teclado numérico. Use Tab para entrar no Edit Mode e abra a Tool Shelf com T (É um menu à esquerda cheio de opções), então escolha a opção Spin.

 

Tenha certeza que o cursor está no meio do objeto. Para isso use o comando Shift+C.

 

Ainda na Tool Shelf mude as configurações da ferramenta Spin como na imagem abaixo.

Taca_curve_6

 

10 – Selecione tudo com A e abra o menu Specials teclando W, escolha Remove Doubles, abra de novo o menu e escolha Shade Smooth. Por último, use o atalho Ctrl+2 para arredondar e subdividir a malha.

Prontinho! temos uma taça feita a partir de um molde em curva.

 

 

Caso não tenha entendido alguma etapa deixe um comentário para que eu possa te ajudar e melhorar meu tutorial.

Continue praticando!

😉

 

 

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