Como modelar uma caneta – Tutorial Iniciante em Blender

Olá Pessoal!

Nesse tutorial vou abordar algumas técnicas de modelagem de extrusão para fazermos uma caneta.  O Tutorial é destinado a iniciantes que ainda não estão familiarizados com o Blender.

1 – Delete o cubo inicial do Blender.
2 – Clique no menu Add na parte superior da interface ou use o atalho Shift+A. Escolha a opção Mesh>Circle.

caneta_mesh_1

3 – Vá para o Edit Mode com Tab e selecione tudo com A então pressione F para criar uma face no círculo.  (A seleção deve ficar alaranjada)

caneta_mesh_2

4 – Tecle S e arraste o mouse para definir a espessura da caneta.
5 – Vá para a visão frontal pressionando 1 no teclado numérico e use o 5 para a visão ortográfica. Pressione E para fazer uma extrusão, então pressione Z para travar nesse eixo e arraste o mouse para definir a altura. Repita esse processo mais duas vezes [1]. extrude mais uma vez e depois use a ferramenta Scale teclando S para diminuir o tamanho, então extrude mais uma vez [2]. Use a figura como base.

caneta_mesh_3

Agora vamos fazer a ponta da caneta.

6 – Selecione os vértices da ponta do cilindro. Faça uma pequena extrusão no eixo Z e use S para diminuir o tamanho [1]. Faça mais uma extrusão no eixo Z. Dessa vez bem pequena [2].


7 – Volte para a parte de baixo da caneta. Selecione os 10 vértices como na figura [1]. Então vá para a visão lateral teclando 3 e faça duas extrusões no eixo Y [2].

caneta_mesh_5

8 – Agora selecione esses outros 10 vértices [1] e extrude no eixo Z como na figura [2].

caneta_mesh_6

Muito Bem. Agora vamos fazer o botão.
9 – Vá para o modo de seleção de faces clicando em face select na parte inferior da interface. Você também pode usar o atalho Ctrl+Tab depois 3.

 

Dica: Você pode usar os atalhos Ctrl+Tab e 1, 2 ou 3. Para navegar entre os modos de seleção por vértice (vertex), aresta (edges) ou face (face).

10 – Selecione a face de baixo e extrude uma vez para baixo no eixo Z, extrude de novo, mas cancele o movimento da extrusão clicando com o botão direito, então use S para trazer a face para dentro. Extrude para cima e novamente para dentro.

Agora temos a “caixa” para o botão.
11 – Agora extrude para baixo no eixo Z [1]. Extrude de novo e use S para diminuir um pouco [2]. Agora no final, extrude mais uma vez para dentro, mas como na etapa anterior não mova o mouse, apenas dê um clique direito e use S para diminuir [3].

Muito bem. A modelagem básica da caneta está completa. Agora precisamos “arredondar” a malha, para isso usaremos o modificador (modifier) Subdivision Surface.

12 – Clique no menu Modifier [1] e na opção Add Modifier [2] escolha Subdivision Surface [3]. Caso não encontre, use o atalho Ctrl+1.

caneta_mesh_10

13 – Selecione tudo com A. Tecle W para abrir o menu Specials, então escolha a opção Shade Smooth.

Para melhorar ainda mais a suavização precisamos adicionar alguns cortes no modelo que definiram onde deve ser mais ou menos suave.
14 – Pressione T para abrir o menu Mesh Tools, nele encontre a opção Loop Cut and Slide (se não encontrar, use o atalho Ctrl+R) com a ferramenta habilitada aproxime o mouse onde deseja fazer os cortes e dê um clique esquerdo, mova o mouse e dê outro clique.
As áreas que você deve fazer cortes estão marcadas na imagem.

caneta_mesh_11

Excelente! Agora temos uma caneta. Parabéns!

caneta_mesh_final

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *