Tutorial – Iniciante em Blender – Como fazer uma Mesa

Oi de novo pessoal, como vão?

Estou continuando a série de tutoriais do Blog e hoje vamos fazer uma mesa de cozinha bastante simples. Usaremos a ferramenta Curve e aprenderemos a usar o modificador Mirror.

Primeiro vamos fazer os pés.

1 – Clique em Add na parte superior da interface do Blender ou use o atalho Shift+A para adicionar objetos para a cena. Escolha Curve>Bezier.

Adicionamos uma curva. É bem simples, se você já usou algum software 2D já está familiarizado com a Bezier. Você vai ver conjuntos de três pontos em cada sessão da curva, cada um deles pode ser movido usando G (grab) alterando a forma da curva.

2 – Vá para o Edit Mode teclando Tab. Selecione tudo com A então pressione R e depois Y para travar nesse eixo e digite 90 para girar 90 graus.

mesa_curve_1

 

3 – Digite 3 no teclado numérico para acessar a visão lateral. Selecione os pontos do meio de cada uma das duas sessões e use G e R para mover e rotacionar até termos algo semelhante à imagem abaixo.

mesa_curve_2

 

4 – Selecione o menu Object Data para acessar as configurações de curva. Na guia shape, aumente a preview U para 22 e nas opções Fill use full.  Na guia Geometry, aumente o valor Depth para dar espessura ao pé da mesa (o valor exato depende de cada cena. Aqui usei 0.04 para ficar bom). Ainda nessa guia, aumente resolution para 3.

mesa_curve_3

 

5 – Digite 7 no teclado numérico para entrar na Top View. Selecione tudo com A e gire com a tecla R, 45 graus no eixo Z, então mova a curva usando G para próximo do meio como na imagem.

mesa_curve_4

Agora precisamos converter nossa curva para uma mesh (malha).

6 – Use Tab para voltar para o Object Mode e selecione a opção Object do menu Inferior na interface e escolha Convert to>Mesh from Curve. Caso não encontre, use o atalho Alt+C. Tenha certeza que o objeto está selecionado.

mesa_curve_5

 

7 – No Edit Mode, selecione os vértices da ponta e pressione F para criar uma face.

mesa_curve_6

 

Ótimo, porém ainda temos apenas um pé. Para evitarmos o trabalho de reconfigurar e posicionar um por um. Usaremos o modificador Mirror (espelho).

8 – Na aba Modifiers, na opção Add Modifier, escolha Mirror e marque os eixos X e Y.

mesa_curve_7

 

Agora temos 4 pés. Para fazermos a parte de cima usaremos um cilindro.

9 – Vá para o Object Mode teclando Tab. Use Shift+A e escolha Mesh>Cylinder.

10 – Escalone com S no eixo Z para definir a espessura. E G para posicionar em cima dos pés.

mesa_curve_8

 

11 – Tecle Tab para entrar no Edit Mode. Use o comando Ctrl+R e aproxime o mouse do modelo, gire a bolinha do mouse para escolher dois cortes como na figura, e de um clique direito.

mesa_curve_9

 

12 – Selecione tudo com A e pressione W para abrir o menu Specials então escolha a opção Shade Smooth.

mesa_curve_10

Pronto. Agora terminamos a mesa de cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *