Tutorial – Iniciante em Blender – Modelando uma caneca

Olá pessoal, tudo certo?

Nesse tutorial vou demonstrar algumas técnicas de modelagem com o Blender. Será direcionado a iniciantes que ainda não estão familiarizados com o software. Vamos fazer uma caneca!

Vamos lá.

1 – Selecione o cubo inicial do Blender e pressione X para apaga-lo.

2 – Clique no menu Add para selecionar objetos para a cena ou use o atalho Shift+A. Escolha Mesh>Circle.

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4 – Pressione Tab para entrar no Edit Mode. É nele que vamos começar a modelar.

5 – Selecione tudo com A e pressione F para criar uma face. (Ao selecionar, os vértices ficarão alaranjados)

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6 – Pressione 1 no teclado numérico para acessar a visão frontal (Front View) e use 5 para a visão ortográfica.

7 – Use E para extrudar e Z para travar no eixo Z. Então mova o mouse para cima para definir a altura da sua caneca.

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8 – Ainda na Front View, use Ctrl + R para adicionar cortes no cilindro. Para isso, use o atalho e aproxime o mouse de qualquer aresta vertical, então rode o a bolinha do mouse para frente para adicionar mais de um corte. Pegue 4 e dê um clique esquerdo.

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9 – Clique na opção face selection na parte inferior da interface do Blender ou use o atalho Ctrl+Tab depois tecle 3.

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10 – Vá para visão lateral (right) com a tecla 3 e selecione as quatro faces como na imagem abaixo.

 

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10 – Pressione E para extrudar e ainda com o comando habilitado X para travar no eixo X, então mova o mouse para definir o tamanho da alça da caneca. Mova a câmera clicando com a bolinha do mouse na interface caso esteja difícil de ver. Dê um clique esquerdo para confirmar.

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11 – Com as faces selecionadas, pressione X para abrir o comando delete, então selecione a opção faces.

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12 –  Volte para a seleção de vértices com o comando Ctrl+Tab e 1 e mova os vértices como na figura usando o comando G (grab) e trave no eixo X.

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14 – Selecione quatro vértices de cada vez e então pressione F para fechar a alça. Continue esse procedimento até fechar completamente.

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Muito Bem. Agora você deve ter algo semelhante a isso:

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Você também pode usar o Ctrl+R para adicionar loops na alça da caneca, depois mover eles com G para dar um formato diferente. Tente brincar um pouco.

Agora só falta fazer a boca da caneca.

16 – Volte para a seleção de faces (Ctrl+Tab e 3). Selecione a face da boca e pressione E para extrudar, mas dessa vez não mova o mouse nem trave em nenhum eixo, apenas pressione Esc. Depois use o comando S (Scale) e então mova um pouco o mouse. Verá que uma nova face foi criada dentro da anterior.

Atenção: Nesse caso, Esc não cancela o comando, apenas o movimento.

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17 – Pressione E, depois Z e extrude para baixo.

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Muito bem. Mas isso ainda não está parecendo uma caneca. Precisamos “arredondar” a malha.

 

18 – Vá para a aba Modifiers e no menu Add Modifier escolha o modificador Subdivision Surface. Aumente o valor View e Render para 2.

Dica: Caso ainda não encontre a opção, use o comando Ctrl+2.

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19 – Para aperfeiçoar o modelo selecione a face de baixo da caneca e extrude com E, então pressione Esc e use o comando S para escalonar a face para dentro. (semelhante a etapa 16) Isso evitará deformações. Repita esse procedimento para o fundo da caneca. É necessário dominar bem o uso da câmera clicando com a bolinha do mouse, exercite isso.

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20 – Selecione tudo com A. Então use W para abrir o menu Specials, escolha a opção Shade Smooth para suavizar ainda mais o modelo.

A modelagem da caneca está pronta. Parabéns!

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